LEITURA SEMPRE BOA Cover Image
LEITURA SEMPRE BOA Profile Picture
LEITURA SEMPRE BOA
7 pessoas gostaram disso

O Segredo Absoluto

É possível guardar um segredo para sempre? Ao se contar um segredo...pior, ao se pedir segredo a alguém, alça-se um carimbo onde se lê em letras garrafais: “ SEGREDO”.
Mas será mesmo que é possível guarda-lo indefinidamente? Miotaka acreditava que sim. Gênio ilustre da tecnologia, Mio, como o chamavam, criou um sistema próprio para a sua empresa para identificação de registro de entrada e ponto dos funcionários. Segundo ele, bastava que o funcionário ao entrar na empresa olhasse para uma câmera específica e então seu registro de entrada/saída estariam automaticamente registrados.
A criação foi fantástica para a época (por volta dos anos 60/7 e todos tentavam entender como isso era possível. Mas Mio guardava a “formula” a sete chaves. Não havia nenhum registro sequer e nem mesmo o presidente da empresa tinha conhecimento pois, em contrato especifico, as patentes ficaram devidamente registradas para Mio e ninguém, absolutamente ninguém, poderia saber sem que Mio o autorizasse: e ele não autorizava.
Acontece que os anos foram se passando, novas tecnologias surgindo, Mio foi naturalmente envelhecendo e novas ideias foram surgindo. Muitos outros tecnólogos questionaram Mio sobre sua invenção, trazendo à imprensa em geral como a câmera registrava o funcionário a partir de sua face, mas Mio negava sempre, dizia que a justificativa apresentada era falsa.
Deste jeito, seu segredo foi guardado por anos e, mesmo que já tivessem descoberto como acontecia tal identificação, Mio não concordava, continuava negando a ponto de cientistas internacionais duvidarem de sua invenção fantástica.
Mas Mio não viveria para sempre e sua invenção começou a ser ultrapassada. Outras formas mais práticas e eficientes de identificação eram propostas, até mais baratas.
Em uma tarde ensolarada, sentado em sua cadeira de balanço no quintal, já aproveitando sua “suculenta” aposentadoria, seu irmão mais novo lhe perguntou:
__Mio, qual era o segredo das câmeras? Como é que elas conseguiam, numa época em que nem se falava de computadores ainda, identificar os funcionários a partir de sua face e registrar automaticamente entrada e saída da empresa?
Mio abriu um sorriso, olhou fixamente para o irmão e respondeu:
__É segredo.
__Meu irmão, sua invenção já nem é mais utilizada. Pode contar. Você tinha um aplicativo que fazia isto? Como inventou isto naquela época?
Ainda sorrindo, Mio olhou outra vez para o irmão e respondeu:
__Só posso lhe dizer que o que inventei já foi parcialmente copiado, alterado, melhorado...mas igual, igual, ninguém conseguiu fazer. Se eu contar, deixa de ser segredo.
__Mas se foi copiado, alterado, melhorado até, não é mais segredo, não é mesmo?
__Ainda o é, porque ninguém, absolutamente ninguém sabe como era realizado a façanha. É segredo....e Miotaka abriu novo sorriso, satisfeito em morrer com seu SEGREDO...
E você...tem algum segredo guardado a sete chaves? Ou já pediu segredo a alguém e este alguém conseguiu guarda-lo devidamente trancado também a sete chaves? Enfim, todos temos segredos que serão copiados, alterados, melhorados até...mas jamais serão iguais e morreremos com eles...não é mesmo?

image
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
  • Sobre
  • Leitura, posts,curiosidades, humor, notícias, política.