Psicologia Positiva Cover Image
Psicologia Positiva Profile Picture
Psicologia Positiva
10 pessoas gostaram disso

Psicologia Positiva: Explorando Forças e Virtudes Pessoais

A Psicologia Positiva é uma abordagem recente de estudo do campo da Psicologia. Essa teoria busca preencher uma lacuna deixada pela Psicologia, que tem se debruçado no estudo e na prática de sintomas e patologias, isto é, o que está disfuncional no indivíduo.

Para a Psicologia Positiva, é preciso dar atenção não só ao aspecto disfuncional dos seres humanos, mas também ao que o ser humano possui de saudável e suas potencialidades. Propõe, assim, uma visão equilibrada e mais completa do funcionamento humano através da exploração de suas qualidades e forças positivas.

Uma das ferramentas mais utilizadas e estudadas atualmente da Psicologia Positiva é a classificação de qualidades VIA (VIA Classification of Strenghts) desenvolvida por Peterson e Seligman em 2004.

A pesquisa de Peterson e Seligman identificou que todos os seres humanos possuem 24 características positivas que podem ser fortalecidas. Tais características foram denominadas FORÇAS PESSOAIS. Essas forças se manifestam de maneira gradual para cada indivíduo. Em momentos diferentes de nossas vidas, empoderamos forças pessoais diferentes dentro de cada um de nós.

A classificação VIA é composta pelas 24 forças categorizadas em 6 virtudes: SABEDORIA, CORAGEM, HUMANIDADE, JUSTIÇA, TEMPERANÇA e TRANSCENDÊNCIA. Tais virtudes são universais e abrangem as nossas capacidades para ajudar a nós mesmos e aos outros, nos auxiliando a produzir efeitos positivos em nossas vidas quando as expressamos.

Conhecer sua constelação de forças pessoais é o primeiro passo para uma vida mais feliz e autêntica. Você pode descobrir sua constelação fazendo o teste VIA Survey. Esse está disponível gratuitamente online, já foi traduzido para o português, podendo ser acessado pelo site (viacharacter.org).

Antes de realizar o teste, conheça as Virtudes e Forças da classificação VIA abaixo. Com quais você se identifica? Quais são suas principais Forças hoje?


SABEDORIA E CONHECIMENTO - Qualidades cognitivas que implicam aquisição e uso do conhecimento.

+ Criatividade [originalidade, ingenuidade]: Pensar em formas inovadoras e produtivas de conceituar e fazer as coisas; inclui realizações artísticas, mas não se limita a ela.

+ Curiosidade [interesse, busca pela novidade, abertura à experiência]: Interessar-se pela experiência em andamento por si só; explorar e descobrir; fascinar-se por todos assuntos e tópicos.

+ Critério [pensamento critico]: Refletir sobre as coisas e as examinar a partir de todos os ângulos; não tirar conclusões precipitadas; ser capaz de mudar de opinião devido às evidências; ponderar todas as evidências.

+ Amor ao aprendizado: Dominar novas habilidades, tópicos e corpos de conhecimento, seja por conta própria ou formalmente.

+ Perspectiva [sabedoria]: Ser capaz de dar conselhos sábios aos outros; conseguir olhar para o mundo de uma forma que faz sentido para si e para os outros.


CORAGEM - Qualidades emocionais que envolvem o exercício da vontade de atingir objetivos diante de oposição, externa e interna.

+ Bravura [valentia]: Não recuar diante de ameaças, desafios, dificuldades ou sofrimentos; Defender o que acha certo mesmo que haja oposição; Inclui bravura física, mas não se limita a ela.

+ Perseverança [persistência, diligência]: Terminar o que se começou; persistir em um plano de ação apesar dos obstáculos; sentir prazer em completar as tarefas.

+ Integridade [autenticidade, honestidade]: Falar a verdade, mas, mais amplamente, apresentar-se de forma genuína e agir com sinceridade; agir sem pretensões; assumir a responsabilidade por seus sentimentos e ações.

+ Vitalidade [entusiasmo, vigor, energia]: Encarar a vida com entusiasmo e energia; não fazer coisa alguma com pouco entusiasmo; viver a vida como uma aventura, sentindo-se vivo e ativo.


HUMANIDADE - Qualidades interpessoais que envolvem tomar conta e fazer amizades com outras pessoas.

+ Amor: Valorizar relacionamentos íntimos com outros, especialmente aqueles nos quais há solidariedade e cuidado mútuo; ser próximos das pessoas.

+ Generosidade [gentileza, cuidado, compaixão]: Fazer favores e boas ações para os outros; ajudá-los, cuidar deles.

+ Inteligência social [inteligência emocional, inteligência pessoal]: Estar ciente dos próprios sentimentos e motivações, bem como dos outros; saber como agir em diferentes situações sociais; saber o que toca as outras pessoas.


JUSTIÇA - Qualidades cívicas que estão por trás de uma vida saudável em comunidade.

+ Trabalho em equipe [cidadania, responsabilidade social, lealdade]: Trabalhar bem como membro de um grupo ou equipe; ser leal ao grupo; fazer a sua parte.

+ Justiça: Tratar todas as pessoas seguindo as mesmas regras de imparcialidade e justiça; não deixar que sentimentos pessoais prejudiquem as decisões sobre os outros; dar a todos uma chance justa.

+ Liderança: Estimular um grupo ao qual é membro para fazer as coisas e, ao mesmo tempo, manter boas relações dentro do grupo; organizar atividades em grupo e acompanhar sua realização.


TEMPERANÇA - Qualidades que protegem contra excessos.

+ Perdão: Perdoar os que erraram; aceitar as falhas dos outros; dar uma segunda chance a todos; não ser vingativo.

+ Humildade: Deixar que as suas realizações falem por si; não considerar a si mesmo como melhor que os outros.

+ Prudência: Ser cuidadoso em relação às próprias escolhas; não correr riscos indevidos; não dizer ou fazer coisas das quais se arrependerá depois.

+ Autocontrole [autorregulação]: Regular o que sente e faz; ser disciplinado; controlar seus desejos e emoções.


TRANSCENDÊNCIA - Qualidades que forjam conexões com o universo e dão sentido.

+ Apreciação da beleza [admiração, elevação]: Observar e apreciar a beleza, a excelência e o desempenho habilidoso em vários domínios da vida, da natureza à arte, da matemática à ciência na experiência cotidiana.

+ Gratidão: Estar ciente e agradecido pelas coisas boas que acontecem; reservar um tempo para agradecer.

+ Esperança [otimismo]: Esperar o melhor do futuro e trabalhar para atingi-lo; acreditar que um futuro melhor é possível.

+ Humor: Gostar de rir e fazer brincadeiras; levar sorrisos às outras pessoas; observar a leveza da vida.

+ Espiritualidade [fé, propósito]: Ter crenças coerentes em relação aos propósitos e sentidos maiores do universo; saber onde se encaixa no mundo; ter crenças sobre o sentido da vida que moldam sua conduta e proporcionam conforto.


Após conhecer suas Forças Pessoais, é possível reconhecê-las e fortalecê-las no dia a dia, tornando seus dias e sua vida mais Positiva! A psicoterapia baseada na Psicologia Positiva é uma das possibilidades.

Fontes:
- SNYDER, C. R.; LOPEZ, SHANE J. Psicologia Positiva: uma abordagem científica e prática das qualidades humanas. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- Via Character - [a]www.viacharacter.org[/a]

Por Psicóloga Tatiana Perez
CRP 07/26032

image
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
6 meses - Traduzir - Youtube

Ansiedade Social e Exposição

- Causa e como superar.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=BAKoCHGTdYA

Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !

Se você está passando tempo trabalhando demais:

image
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !
  • Sobre
  • A psicologia positiva é o estudo científico do que torna a vida mais digna de ser vivida, ou o estudo científico do funcionamento humano positivo e florescente em múltiplos níveis que incluem várias dimensões da vida biológica, pessoal, relacional, institucional, cultural e global.