3 meses - Traduzir

Relatório: agente da CIA reuniu-se com autoridades japonesas em março

Um oficial da CIA junto com o recém-criado Centro de Missões da Coréia na agência secretamente se reuniu com autoridades japonesas em março, de acordo com uma reportagem da imprensa japonesa.

O Asahi Shimbun informou segunda-feira que o agente dos EUA trocou opiniões com o serviço de inteligência de Tóquio sob o Gabinete.

Os dois lados concordaram em "fortalecer a solidariedade" na esteira de um nível sem precedentes de envolvimento da Coréia do Norte com o mundo exterior.

A velocidade com que a Coréia do Norte alcançou seus vizinhos pode ter levado o Japão, um adepto tardio do noivado, de surpresa após os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang em 2018.

O presidente dos EUA, Donald Trump, concordou com uma cúpula com Kim Jong Un, a ser realizada em maio ou início de junho, mas a decisão pode ter chegado sem aviso prévio.

A reunião da CIA pode não ser suficiente para o Japão, segundo o Asahi.

Tóquio está tão insatisfeita com a falta de comunicação bilateral, disseram fontes ao Asahi. A mudança freqüente de pessoal na Casa Branca e no Departamento de Estado dos EUA deixou os funcionários de Tóquio frustrados com os atrasos, segundo o relatório da imprensa japonesa.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, deve se encontrar com Trump esta semana na propriedade do presidente Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida, pela segunda vez.

A CIA criou o Korea Mission Center em maio de 2017, enquanto a Coréia do Norte realizava dezenas de testes de mísseis. Em seguida, Pyongyang chocou o mundo com seu sexto teste nuclear em setembro de 2017.

A Coréia do Norte também mantém um arsenal de armas químicas de 5 mil toneladas, segundo o Instituto Coreano para Análises de Defesa, em Seul, informou no domingo o jornal sul-coreano Donga Ilbo.

O arsenal inclui agentes nervosos VX, um tipo de arma química que foi usada para assassinar Kim Jong Nam, o meio-irmão mais velho de Kim Jong Un, na Malásia, em 2017.

image
Faça login para compartilhar, curtir, comentar, etc !